III FÓRUM DE EXECUTIVOS

Fórum de Executivos da FAAP focaliza tema da gestão de carreira

Dando continuidade ao projeto iniciado em 2003, Ana Maria Diniz falou, no dia 12 de março último, sobre o tema Liderando a Própria Vida, na 3a sessão do Fórum de Executivos da FAAP.

Alunos, professores e, acima de tudo, ex-alunos dos diversos cursos da FAAP tiveram oportunidade de ouvir o interessantíssimo relato de Ana Maria Diniz, ela também ex-aluna da FAAP, já que se formou em Administração no ano de 1984.

Durante sua exposição, Ana Maria Diniz fez um histórico da trajetória da Companhia Brasileira de Distribuição (ou, como é mais conhecida, Grupo Pão de Açúcar), desde o surgimento - como uma padaria fundada por seu avô, Valentim dos Santos Diniz, na Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 3172 - até os dias de hoje, quando o Grupo conta com 560 lojas. Nesse histórico, a palestrante abordou os bons e os maus momentos da empresa (Figura 1), procurando mostrar os diferentes papéis vividos por ela ao longo dessa trajetória.

Além dessa relação com o lado empresarial da família, Ana Maria Diniz deu especial destaque às suas experiências fora do Grupo Pão de Açúcar, em particular aos anos em que atuou como jornalista da revista Exame. Como ela disse: "Sou muito grata à Editora Abril. Lá, trabalhando numa atividade pela qual sempre senti enorme atração, pude amadurecer pessoal e profissionalmente, constatando que podia ser alguém que obtém respeito por suas próprias qualidades, e não por suas relações familiares com os donos da empresa, preocupação que me acompanhava até então."

Ana Maria Diniz mencionou ainda a importância de se fazer um planejamento da carreira e de reavaliações periódicas, mesmo que para isso seja necessário "se dar um tempo" para reciclar.

Na fase final de sua exposição, Ana Maria Diniz falou da decisão da família de fazer com que todos os seus membros deixassem os postos executivos. Mencionou então sua decisão, após um curso de curta duração na Harvard Business School, de fundar em março de 2003, a Axialent, empresa de consultoria especializada em desenvolvimento humano e de lideranças, cuja atuação pode ser vista na figura 2.

Ao encerrar sua exposição, Ana Maria Diniz deixou a seguinte mensagem aos presentes foi:

"O princípio não determina o fim. O objetivo que você escolhe define onde você vai chegar !"

Flagrante da exposição de Ana Maria Diniz (Adm/84)

Prof. Luiz Alberto Machado, Diretor da Faculdade de Economia, saudando os presentes na abertura da sessão.

Roberto Teixeira da Costa, cuja colaboração na coordenação do Fórum de Executivos tem sido fundamental para o sucesso do mesmo, fazendo a apresentação de Ana Maria Diniz (Adm/84)

Rafael Possik (Adm/94), Ana Maria Diniz (Adm/84) e Roberto Teixeira da Costa

Richard Vinic (CPP/94), Prof. Gerson, Rafael Possik (Adm/94) e Prof. Edil

VOLTAR

Rua Alagoas, 903 Prédio 5 Sala 5110
Tel: (11) 3662-7132 | 3662-7562
Whatsapp: (11) 3666-6361

Antigos Alunos Faap - Copyright 1997-. Todos os direitos reservados.