| Sexta-feira, 18 de Novembro de 2005
Porque
hoje é sexta-feira é uma prática de treinamento à distância
instituída, em novembro de 1998, no Centro de Recursos Humanos
da Secretaria dos Transportes Metropolitanos - STM, de circulação
através do correio eletrônico interno, que além de divulgar
artigos técnicos e de autores consagrados, aborda temas de
gestão, de relacionamento interpessoal, ambiente e atitudes,
com intuito de promover desenvolvimento e aprimorar as relações
no trabalho.
"Como as pepitas de ouro, muitas vezes as idéias estão recobertas
de lama. Se ignorarmos seu brilho, poderemos desperdiçá-las.
Por isso, devemos guardar até as idéias que não nos parecem
tão interessantes num primeiro momento.
EXATIDÃO
Em um mercado em que a terra treme, os ventos sopram e a chuva cai, é preciso ter um senso de direção, que nos permita continuamente dizer onde fica o norte -- o nosso norte pessoal. Exatidão na vida profissional quer dizer aqui uma fuga das "fórmulas genéricas, anônimas, abstratas". Das fórmulas profissionais que já vêm prontas, determinadas por outros, algo que nos embota a expressão, apaga as marcas da face e as marcas das mãos.
Exatidão a ser buscada, para que, ao final de uma trajetória profissional, não nos identifiquemos, por exemplo, com o que escreveu Álvaro de Campos, um dos heterônimos de Fernando Pessoa:
Fiz de mim o que não soube,
E o que podia fazer de mim não o fiz.
O dominó que vesti era errado.
Conheceram-me logo por quem não era
E não desmenti, e perdi-me.
Quando quis tirar a máscara,
Estava pregada à cara.
Quando a tirei e me vi ao espelho,
Já tinha envelhecido.
Estava bêbado, já não sabia vestir
o dominó que não tinha tirado.
Deitei fora a máscara e dormi no vestiário
Como um cão tolerado pela gerência
Por ser inofensivo
E vou escrever esta história para
provar que sou sublime
Comentario de Renato Guimarães Ferreira, sobre o livro Seis Propostas para o Próximo Milênio (Companhia das Letras). Em junho de 1984, a Universidade de Harvard convidou Italo Calvino a fazer seis conferências sobre os valores literários que mereceriam ser preservados no próximo milênio. Os valores ali explorados são: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade e multiplicidade (não restou tempo a Calvino para desenvolver o valor da consistência, que seria o tema de sua última conferência).
Tenha
Uma Ótima Semana !!!
*
Carlos Augusto Roveri é Administrador de Empresas pela FAAP (1977), com especialização em gerenciamento da qualidade para brasileiros pela AOTS, em Yokohama, no Japão e MBA em Gestão de Empresas pela FIA/USP, é Diretor de Recursos Humanos e Ouvidor da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos - STM e é Conselheiro na Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional São Paulo - ABRH-SP/Aparh.
E-mail: roveri@faap.net
|