Quem somos
Localize sua turma
Galeria de fotos
Cadastre-se
Associado Efetivo
Netmail
Seguro de vida
Recrutamento e seleção
Links interessantes
Fale conosco


ESCRITÓRIO DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA
"FAMILY OFFICE"

Rosane Dal Magro administradora de empresas pela UFRGS, cursou MBA na França em International Business, tem 14 anos de experiência em empresas familiares. Nos últimos anos tem trabalhado com implantação de Family Offices. É consultora da Bernhoeft Consultoria Societária nas áreas de família, nova geração, desenvolvimento de sócios e family office www.bernhoeft.com.

Ainda novo no Brasil, o conceito de escritório da família ou "family office" já é utilizado há muito tempo pelas famílias empresárias americanas e européias. Estima-se, inclusive, que as origens na Europa, tanto do "Trust" como Escritório de Família vêm da época das cruzadas. Nesse período os "Lords" saiam em busca de novas conquistas e deixavam na sua localidade de origem, pessoas-chave que ficavam responsáveis pela sua família e pelo seu patrimônio. Visando garantir a proteção tanto familiar: de sustento e segurança física; como patrimonial: zelar pelas terras e bens. Atualmente, as famílias empresárias brasileiras estão despertando para o assunto escritório da família.

O escritório da família tem o papel de facilitador com trânsito nas três esferas: família, patrimônio e empresa. Pode assumir vários formatos e seu foco varia de acordo com o objetivo da família empresária. Pode ser um centro de decisão familiar, e guardião do conjunto de regras de convivência como: acordo de acionistas e código de ética. Suas atribuições podem abranger: administração do patrimônio; orientação e trabalhos jurídicos; aconselhamento em investimentos, impostos e seguros; desenvolvimento de sistemas fiscais; orientação de novos negócios; suporte para empreendimentos de sócios e herdeiros; centro de prestação de serviços; convergência de ações filantrópicas; definição e implantação de sistema de informações, e apoio aos fóruns de governança.

A atribuição mais conhecida de um escritório da família é administrar o patrimônio da família. No início do século passado quando houve um grande número de venda de empresas familiares principalmente nos Estados Unidos. Fez-se necessária o desenvolvimento de uma expertise para administrar grandes volumes de recursos com uma visão de longo prazo. Foi neste período onde houve grande disseminação na área de chamada de administração de patrimônio ou "wealth management".

Com a crescente profissionalização das familiares empresárias, reforça-se a necessidade em atuar de maneira estruturada no âmbito da família, do patrimônio, e da empresa. Com o intuito de estabelecer fóruns de discussão para assuntos familiares, da sociedade e administrativos forma-se o conselho de família, o conselho societário e o conselho de administração, delineando a estrutura da governança, onde insere-se o escritório da família.

Hoje, o êxito de um escritório da família está em estabelecer uma estrutura permeável capaz de permitir um fluxo transparente de informações, primar por uma relação profissionalizada e desenvolver mecanismos que possibilitem a ampliação do patrimônio e a perpetuação da família e seu legado.

Antigos Alunos Faap © Copyright 1997-2014. Todos os direitos reservados.
Rua Alagoas, 903 Prédio 5 Sala 5110
Tel: (11) 3666-6361 
Gerenciamento