Quem somos
Localize sua turma
Galeria de fotos
Cadastre-se
Associado Efetivo
Netmail
Seguro de vida
Porque hoje é sexta-feira
Recrutamento e seleção
Links interessantes
Fale conosco


SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA FAMÍLIA EMPRESÁRIA

Por Rosane Dal Magro

Basicamente um bom sistema de informações deve abranger: conteúdo correto, no formato adequado, no momento certo. O sistema de informações da família empresária tem como escopo as três esferas: família, patrimônio e empresa e tem como principal objetivo ser uma ferramenta para educar a família. Em cada uma destas esferas temos dinâmicas particulares e objetivos específicos. Por isso, na arquitetura desse sistema de informação devemos considerar como premissas básicas: os públicos, o conteúdo, os canais, a freqüência, o grau de profundidade, e o sigilo.

Na esfera da família, o registro histórico é parte importante da comunicação para disseminar e reforçar seus valores através das gerações. Cada família possui valores únicos que são refletidos na esfera da empresa, fazendo parte de sua cultura, definindo sua identidade, e construindo sua imagem junto ao mercado. O registro histórico destaca os fatos marcantes tanto da família como da empresa. Para isso, a constituição de um acervo ilustra claramente o entrelaçamento da história no âmbito familiar e empresarial. A transcrição em textos da rica história da família, das gerações mais antigas até os dias atuais, reforça o seu legado. O sistema de informações como instrumento de comunicação fortalece todo o processo, narra eventos familiares da atualidade bem como divulga datas comemorativas, e anuncia eventos futuros. Também acompanha e reporta os projetos em andamento que convergem rumo à visão de futuro de uma família empresária.

Na esfera do patrimônio é relevante traçar para todos os familiares o panorama no mundo dos negócios como: economia e mercado mundial - crescimento das economias, recessões, taxas de câmbio, retração ou expansão dos mercados. No ambiente globalizado as novas tecnologias, as tendências e os padrões internacionais geralmente são um bom referencial. Assim como as perceptivas internacionais são bons balizadores para planejamento organizacional. Inseridas neste ambiente estão as informações locais como: economia e mercado local - nível da atividade produtiva, taxa de juros, inflação, movimentos da concorrência, fatos relevantes da industria local, pesquisas de mercado, feiras e eventos.

Na esfera da empresa, informações sobre os desafios e as perspectivas estratégicas da mesma forma que sobre a gestão de pessoas e talentos. Saber quem são os profissionais responsáveis pela condução dos negócios, e atingimento dos resultados é uma ferramenta importante de acompanhamento e controle. O reconhecimento do mercado através da divulgação de pesquisas, de artigos em revistas, reportagens em jornais contribui para a boa imagem da empresa. Compartilhar conquistas como novas parcerias e aquisições, entrada em novos negócios e lançamento de novos produtos é essencial para manter a família empresária atualizada. Já as informações mais específicas como relatórios financeiros, comerciais e indicadores de performance devem estar acompanhadas de notas explicativas que esclareçam o panorama atual dos negócios refletido nos números.

A forma como estas informações serão expressas e o canal de divulgação, estão diretamente relacionados ao público ao qual se destina, mas sempre primando pelo sigilo. Um exemplo clássico de públicos diversos é: proprietários familiares que trabalham na empresa e proprietários familiares que não trabalham na empresa. O grau de profundidade, a linguagem e a freqüência a ser utilizada são específicos para cada público de acordo com os objetivos de sócios-gestores e de sócios respectivamente.

Rosane Dal Magro
Consultora da Bernhoeft Consultoria Societária nas áreas de escritório de família (Family Office) e nova geração, desenvolvendo familiares para o papel de sócios. Administradora de empresas pela UFRGS com MBA na França em Internacional Business.

Antigos Alunos Faap © Copyright 1997-2011
Todos os direitos reservados.
Gerenciamento